quinta-feira, 14 de maio de 2015

Letras Vazadas

Oi gente! Tudo bom com vocês?
Desculpem por essa aula não ter saído ontem, é que eu programei pra postar mas não foi ;-;
Enfim, hoje vamos ter mais um tutorial que eu considero bem fácil, mas o resultado final é bem legal. Eu chamo de Letras Vazadas, mas talvez outras pessoas (e até você mesmo) conheça por outro nome.
Aqui tem um exemplo que eu fiz, só pra mostrar mais ou menos como é.

É isso aí, uma imagem dentro das letras. E é isso que eu vou ensinar a fazer. Vamos lá então?
OBS: Apesar de ser bem fácil, é necessário um pouco (ou talvez muito) de paciência, pois dependendo da palavra que você escolher, vai ser um pouco mais trabalhoso pra mexer. Ao longo do tutorial vocês vão entender melhor.
Pra começar, vamos abrir a imagem que ficará na letra. Pode ser a imagem que você quiser.
(Caso você tenha dúvidas sobre como abrir uma imagem, veja a postagem anterior, tá bem no comecinho.)
Depois de abrir a imagem, clique na guia Objeto, depois clique em Texto. Como eu já expliquei cada detalhe da caixa de texto, eu só vou dizer o que fazer, sem mostrar imagens. Caso você esteja com dúvidas, pode conferir o post anterior ou me perguntar diretamente pelos comentários.
                                                                      ~*~*~*~
Eu vou falar um pouco sobre a fonte, antes de continuar o tutorial.
É óbvio que você pode fazer com a fonte que achar melhor/quiser, entretanto eu aconselho que pratique primeiro com uma fonte mais "quadrada", igual a que eu coloquei na imagem de exemplo, porque assim vai ficar muito mais fácil na hora de preencher a parte de fora. Uma fonte mais "desenhada" pode acabar atrapalhando você na hora de colorir os cantinhos; mas é só uma dica, então fica a seu critério.
                                                                      ~*~*~*~
Ok, agora vamos colocar o texto.
Após definir a fonte e o texto que vai colocar, ative o contorno, coloque a espessura em 2, escolha a cor que achar melhor (as mais usadas são preto e branco, mas você pode escolher a cor que quiser) e selecione a segunda opção:
Dê OK. Você perceberá que a palavra já ficou "vazada" por si só.Clique em Foto+Objetos. Agora é só completar a parte de fora da imagem. Para esse passo eu aconselho que você corte a imagem o mais rente possível da palavra, pois ficará mais fácil assim.

Para preencher a parte externa da imagem você pode utilizar de várias ferramentas como, por exemplo, a ferramenta de retângulos, círculos e até mesmo a ferramenta pincel. Para usar a ferramenta de pincel vá até a guia Tools e clique na primeira ferramenta, Paint Brush, selecione a cor (que no caso é a mesma do contorno da palavra), selecione o tamanho do pincel (através das bolinhas ao lado da cor ou rolando a bolinha do mouse), clique na imagem e arraste por onde quer pintar.

Sempre que você soltar o botão do mouse ele vai parar de pintar, e quando você clicar novamente vai começar de novo, então se for pintar uma área muito grande vá pintando aos poucos, pois se cometer algum erro, é só apertar Ctrl+Z e não irá perder a maior parte do trabalho (digo isso por experiência própria, pois faço muito isso de sair colorindo tudo feito uma louca e depois perder quase todo o trabalho feito).

Após pintar toda parte fora das letras, tá pronta sua imagem! Viram como é fácil?
Aqui tem mais alguns exemplos que eu fiz pra mostrar pra vocês:



O coração desse último exemplo eu fiz da mesma forma que as palavras, pois eu tenho uma fonte onde cada letra é um coração diferente. É bem legal ter esse tipo de fonte, pois fica bonito quando você põe isso na imagem.

Espero que vocês tenham gostado do tutorial de hoje. Comentem ou votem o que acharam, e aproveitem pra postar seus resultados também, eu adoraria vê-los!
(Atualizando aqui, uma leitora do blog me disse que existem sites onde é possível fazer esse mesmo efeito! o site é esse aqui, aí você envia a imagem que quer por no fundo, clica na aba 2013 e em "Image In Text", o resto é bem simples, você só vai configurar da forma que quiser. Bem simples, né? Pra quem teve dificuldades de fazer no PhotoScape, pode tentar essa alternativa! Muito obrigada à leitora que me deu essa dica, eu nunca ia imaginar que havia um site que fazia isso kkkk)
Até semana que vem,
Kissus >3<

Um comentário:

Light Blue Pointer